Marcadores

segunda-feira, 26 de março de 2012

Crítica e Ficha - Jogos Vorazes.

  Muito Bom.

 Jogos Vorazes já era um filme esperado por muitos pelo fato de ser a adaptação da mais nova série literária que está fazendo muito sucesso pelo mundo. Além disso, o filme teve uma excelente divulgação, que incluía um ótimo trailer e a invasão, nas últimas semanas, de várias propagandas pela internet e pela TV, com frases grandiosas como 'O Mundo Estará Assistindo' (como dizem, propaganda é a alma do negócio). Isso tudo ajudou, em parte, o filme a conseguir quebrar recordes de bilheteria, como a terceira maior abertura de um filme da história do cinema nos Estados Unidos (atrás apenas do último Harry Potter e de Batman: O Cavaleiro das Trevas).

 . Contudo, nada disso aconteceria se não houvesse tanta gente gostando do filme. E tanta gente está gostando porque o filme realmente é bom, e pode se encaixar como uma das melhores adaptações literárias para o cinema, apesar de eu ainda não ter lido o livro. A trama é sobre uma América pós-guerra, que acabou dividida em 12 distritos, os quais são comandadas pela Capital, centro de pessoas ricas e corruptas. Para evitar a perda do controle sobre os distritos, a Capital, a cada ano, força cada distrito a ofereçer um jovem e uma moça, ambos entre 12 e 18 anos, para serem treinados e entrarem para uma competição chamada Jogos Vorazes. A mesma competição é exibida para todos como um reality show, com o qual, obviamente, a capital lucra muito.

 . Para começar, é um absurdo as comparações de Jogos Vorazes com Crepúsculo e Harry Potter. A única semelhança com os outros dois é o fato desse novo filme estar abrindo uma nova franquia grandiosa, que está conquistando muitos fãs, como os outros dois fizeram. Mas de resto, Jogos Vorazes não é nada parecido. É um filme bem realista, nada fantasioso (apenas tem um 'q' de ficção científica) e bem, mas bem mais violento, denso e pesado. Para quem acha que é um filme para crianças, se engana. A violência, os conflitos psicológicos e a tensão são bastante presentes.

 . Mas enfim, falando sobre o filme, tudo (ou quase tudo) funciona muito bem. O roteiro é muito bom e muito bem escrito e faz com que o espectador se aproxime muito da história. O mesmo roteiro é também eficiente em trazer conteúdo e realmente mostrar a história do filme como uma porrada no sociedade. Os Jogos Vorazes são jogos violentíssimos, cheios de morte e que põe os participantes em situações degradantes, e tudo é acompanhado pelo resto da América como se fosse um filme de comédia romântica. Um tanto parecido com programas atuais, não é?

 . O diretor Gary Ross é muito eficiente em captar essa crítica forte do filme, sempre filmando o filme de modo frenético e de modo bastante angustiante, quase captando os sentimentos dos personagens para si mesmo e passando isso para o espectador. Nem é preciso falar de Jennifer Lawrence, uma das jovens atrizes mais competentes de Hollywood, que sempre atuou excelentemente bem em seus filmes, e não seria dessa vez que ela iria errar.

 . Ainda tenho algumas ressalvas a fazer. Infelizmente, as partes técnicas do filme são meio fracas, trazendo uma direção de arte bastante cafona e falsa, além de efeitos visuais medianos. Pelo menos a trilha sonora se salva. E, como sempre acontece em adaptações literárias, faltaram alguns minutos a mais para a trama do filme ficar um pouco mais bem explicada. Mas ainda sim, nada que comprometa o resultado final. Um filme divertido, que prende a atenção, tenso, eficiente e com muito, mas muito conteúdo, sendo uma porrada na cara da sociedade em vários aspectos. Um eficiente início de franquia, que deu passagem, e com folga, para a realização dos próximos filmes da série.

Produção: EUA, 2012.
Título original: The Hunger Games.
Direção: Gary Ross.
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland e Isabelle Fuhrman.
Distribuição: Paris Filmes.
Data de estréia: 23/03/2012.
Ação; Drama - 2h 24 min (144 minutos).
  Classificação indicativa 14 anos.

Jogos Vorazes : foto Gary Ross, Liam Hemsworth  
  
  

segunda-feira, 19 de março de 2012

Fantástico trailer de Branca de Neve e o Caçador.

 . O primeiro trailer da adaptação dark de Branca de Neve, Branca de Neve e o Caçador, já tinha criado certa expectativa. Mas o novo trailer divulgado levou essa expectativa a um nivel muito superior. O filme que chega dia 1o de junho aos cinemas está prometendo muito, e o novo trailer, que mostra mais do filme, exubera com uma produção digna de comparação a Senhor dos Anéis e cenas de ação espectaculares. Confira:

sábado, 17 de março de 2012

Filme - Projeto X.

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle : poster CRÍTICA.
Produção: EUA, 2012.
Título original: Project X.
Direção: Nima Nourizadeh.
Elenco: Thomas Mann, Oliver Cooper, Jonathan Daniel Brown e Alexis Knapp.
Distribuição: Warner Bros. Vídeo.
Data de estréia: 16/03/2012.
Comédia - 1h 28 min (88 minutos).
  Classificação indicativa 18 anos.

Sinopse: Um grupo de jovens do ensino médio decidem fazer uma festa inesquecível, com o intuito de virarem populares no colégio. O problema é que a festa acaba saindo de controle.

   
   
   


Crítica - Projeto X.

  Bom.

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle : poster Os fãs do clássico 'humor baixaria americano', que se consagrou, principalmente, com American Pie, podem ficar felizes em 2012. Além da volta da série American Pie, chega um interessante filme do estilo aos cinemas: Projeto X, produzido por Todd Phillips, que dirigiu os dois Se Beber, Não Case!

 . O filme conta a história de três amigos do ensino médio. Um deles está fazendo 17 anos, e surge uma idéia de fazer uma festa inesquecível nesta data. Os planos se encaixam quando os pais do garoto viajam no final de semana. Contudo, o que era para ser um festa que devia torná-los populares no colégio, acaba indo um pouco além do esperado.

 . Em primeiro lugar, houve a interessante idéia de trazer o estilo de filmagem 'handcam' (sim, aquele usado em Atividade Paranormal). Em segundo lugar, é um filme que não se limita a conceitos de moralidade, criando uma festa realmente fora de controle, com direito a muitos jovens nús, fazendo sexo, se drogando e bebendo. Sim, é um filme totalmente politicamente incorreto. Para ajudar, cortes rápidos, filmagens frenéticas e o já citado handcam ajudam o espectador a entrar nesse espírito de festa. Não, não só nesse consumo desenfreado de drogas, mas também no espírito de uma festa sem controle, sem limites e sem pausa.

 . Claro, há problemas de roteiro, situações mal desenvolvidas e personagens fracos, mas Projeto X cumpre o que promete. É um filme descaradamente baixaria, sem medo de ser sem limites e sem conceitos, e junto a isso, tem uma boa direção de uma boa idéia. O mais legal é a sensação que o espectador tem de estar participando de tudo aquilo que está acontecendo. E olha que acontece muita doideira. Para quem quer ver uma coisa diferente e engraçada ao mesmo tempo, está aí uma razoável escolha.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Crítica e ficha - John Carter: Entre Dois Mundos

 Regular.

John Carter: Entre Dois Mundos : poster John Carter foi uma tentativa da Disney de fazer um 'novo Avatar'. Mas isso está longe de significar que o filme é uma cópia, até por que John Carter é baseado em uma famosa série de livros. Para isso, a Disney apostou seríssimo no filme e investiu pesados U$ 250 milhões para produzi-los, valor que que terá que fazer muita gente ir ao cinema para o estúdio não sair no prejuízo.

 . A história é de John Carter, que chegou a participar do exército americano, mas acabou sendo fichado como criminoso. Após um estranho acontecimento em uma caverna cheia de ouro, ele é abduzido para Marte, chamado de Barsoom pelos habitantes. Lá, ele se vê envolvido em uma guerra entre as 'tribos' do planeta. Ele acaba se envolvendo mais seriamente com criaturas gigantes e verdes chamadas Tharks e com outros humanos, que habitam a tribo de Helium.

 . John Carter é um espetáculo visual para os olhos. O alto investimento é perceptível com o visual requintado do filme, principalmente com efeitos visuais cheios de detalhes, realistas e muito bem-feitos. A realização das criaturas Thars chegam quase a perfeição dos Na'vi de Avatar (são, fisicamente, muito parecidos também). Vale destaque também para o cachorro marciano, visualmente perfeito e que é um dos únicos personagens que realmente ganha a simpatia do público.

 . Mas o maior problema é que o filme tem um roteiro defeituoso. A história é mal explicada, mal explorada. O espectador não entende quase nada do que está se desenrolando na tela, c;om vários acontecimentos sendo praticamente atropelados pelas cenas de ação. Aí entra aquela assunto: não tem como se divertir com um filme que você não consegue entender praticamente nada do que está acontecendo. O filme também é fraco ao criar seus personagens. Existem boas atuações, e principalmente boa química entre Taylor Kitsch e Lynn Collins, mas ainda sim não chega a salvar os personagens mal aprofundados pelo roteiro.

 . Não foi dessa vez que a Disney conseguiu trazer um filme de aventura memorável, como Piratas do Caribe. Um filme insosso, confuso e mal explicado, que é um espetáculo visual fantástico e de qualidade, mas nada a mais.

FICHA.
Título original: John Carter.
Produção: EUA, 2012.
Direção: Andrew Stanton.
Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Willem Dafoe, Dominic West e Mark Strong.
Distribuição: Walt Disney.
Data de estréia: 09/03/2012.
Aventura; Ficção científica - 2h 15 min (135 minutos).
 Classificação indicativa 12 anos.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Crítica e Filme - Incêndios.

 Excelente.

Incêndios : poster Incêndios é um filme canadense que foi indicado ao Oscar 2011 por Melhor Filme Estrangeiro. Equivoco não ter ganho. É um filme que merece ser visto por todos, todos mesmo. A trama, que já começa de forma interessante, mostra dois irmãos gêmeos. Eles estão em um escritório com o advogado da mãe, esta que acaba de morrer. Eles recebem o testamento da mãe, e nele está dito que ela apenas será enterrada e ficará em paz depois que seus filhos achem o pai, que nunca conheceram,  e depois que achem o irmão, o qual acabam de descobrir que existe pelo tal testamento.

 . O resultado é um filme sem igual. A primeira cena, intensa, forte e magnífica, filmada de modo único pelo diretor Denis Villeneuve, acompanhada por uma música tema fantástica, já dá boas vindas ao espectador. Ao decorrer da história, as surpresas vêm a tona. É um filme com uma história extremamente forte, dramática, mas muito, muito surpreendente e chocante, de deixar qualquer um mudo.

 . As atuações são fantásticas. Lubna Azabal dá conta, e como dá conta, de interpretar a personagem Nawal. O diretor Denis Villeneuve realiza um trabalho fantástico e de qualidade. O diretor sabe (e como sabe) filme e também sabe contar uma história. Graças a direção, o filme traz cenas geniais e marcantes. Uma delas, é a própria cena do pôster, em que Nawal vivencia uma chacina á um ônibus. Cena muito importante para toda a trama e que serve de apoio para todo o desenrolar da história.

. Incêndios é daqueles filmes que faz o espectador sair mudo da sessão. É um filme que faz uma crítica pesada à guerra e à violência, tem uma história extremamente forte e chocante entúpida de surpresas, contada de forma crua, mas ainda sim, é um filme muito emocionante e muito bonito. É um prova de que ainda existe cinema de verdade. Um filme obrigatório, fantástico e marcante. Mas palavras realmente não são o bastante. Assistir a esse filme é uma experiência única.

FICHA.
Título original: Incendies.
Produção: Canadá; França, 2010.
Direção: Dennis Villeneuve.
Prêmios: Vencedor do Prêmio Melhores do Ano 2012 por Melhor Filme Não-falado em Inglês e Melhor Roteiro Adaptado. Indicado ao Oscar 2011 por Melhor Filme Estrangeiro.
Distribuição: Imovision Filmes.
Drama - 2h 10 min (130 minutos).
 Classificação indicativa 14 anos.


domingo, 4 de março de 2012

Filme - A Mulher de Preto.

A Mulher de Preto : poster CRÍTICA.
Produção: Inglaterra, 2012.
Título original: The Woman in Black.
Direção: James Watkins.
Elenco: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer e Roger Allam.
Distribuição: Paris Filmes.
Data de estréia: 24/02/2012.
Suspense; Terror - 1h 35 min (95 minutos).
 Classificação indicativa 14 anos.

Sinopse: Arthur está de luto pela morte da esposa. Contudo, ele precisa ir para uma cidade do interior da Inglaterra, para resolver as papeladas em uma mansão. No local, ele percebe estranhas atividade sobrenaturais, ao mesmo tempo em que o povo do vilarejo não gosta da casa.

A Mulher de Preto : foto Daniel Radcliffe A Mulher de Preto : foto Daniel Radcliffe, Janet McTeer A Mulher de Preto : foto Daniel Radcliffe