


Muito Bom.
Jogos Vorazes já era um filme esperado por muitos pelo fato de ser a adaptação da mais nova série literária que está fazendo muito sucesso pelo mundo. Além disso, o filme teve uma excelente divulgação, que incluía um ótimo trailer e a invasão, nas últimas semanas, de várias propagandas pela internet e pela TV, com frases grandiosas como 'O Mundo Estará Assistindo' (como dizem, propaganda é a alma do negócio). Isso tudo ajudou, em parte, o filme a conseguir quebrar recordes de bilheteria, como a terceira maior abertura de um filme da história do cinema nos Estados Unidos (atrás apenas do último Harry Potter e de Batman: O Cavaleiro das Trevas).. Contudo, nada disso aconteceria se não houvesse tanta gente gostando do filme. E tanta gente está gostando porque o filme realmente é bom, e pode se encaixar como uma das melhores adaptações literárias para o cinema, apesar de eu ainda não ter lido o livro. A trama é sobre uma América pós-guerra, que acabou dividida em 12 distritos, os quais são comandadas pela Capital, centro de pessoas ricas e corruptas. Para evitar a perda do controle sobre os distritos, a Capital, a cada ano, força cada distrito a ofereçer um jovem e uma moça, ambos entre 12 e 18 anos, para serem treinados e entrarem para uma competição chamada Jogos Vorazes. A mesma competição é exibida para todos como um reality show, com o qual, obviamente, a capital lucra muito.
. Para começar, é um absurdo as comparações de Jogos Vorazes com Crepúsculo e Harry Potter. A única semelhança com os outros dois é o fato desse novo filme estar abrindo uma nova franquia grandiosa, que está conquistando muitos fãs, como os outros dois fizeram. Mas de resto, Jogos Vorazes não é nada parecido. É um filme bem realista, nada fantasioso (apenas tem um 'q' de ficção científica) e bem, mas bem mais violento, denso e pesado. Para quem acha que é um filme para crianças, se engana. A violência, os conflitos psicológicos e a tensão são bastante presentes.
. Mas enfim, falando sobre o filme, tudo (ou quase tudo) funciona muito bem. O roteiro é muito bom e muito bem escrito e faz com que o espectador se aproxime muito da história. O mesmo roteiro é também eficiente em trazer conteúdo e realmente mostrar a história do filme como uma porrada no sociedade. Os Jogos Vorazes são jogos violentíssimos, cheios de morte e que põe os participantes em situações degradantes, e tudo é acompanhado pelo resto da América como se fosse um filme de comédia romântica. Um tanto parecido com programas atuais, não é?
. O diretor Gary Ross é muito eficiente em captar essa crítica forte do filme, sempre filmando o filme de modo frenético e de modo bastante angustiante, quase captando os sentimentos dos personagens para si mesmo e passando isso para o espectador. Nem é preciso falar de Jennifer Lawrence, uma das jovens atrizes mais competentes de Hollywood, que sempre atuou excelentemente bem em seus filmes, e não seria dessa vez que ela iria errar.
. Ainda tenho algumas ressalvas a fazer. Infelizmente, as partes técnicas do filme são meio fracas, trazendo uma direção de arte bastante cafona e falsa, além de efeitos visuais medianos. Pelo menos a trilha sonora se salva. E, como sempre acontece em adaptações literárias, faltaram alguns minutos a mais para a trama do filme ficar um pouco mais bem explicada. Mas ainda sim, nada que comprometa o resultado final. Um filme divertido, que prende a atenção, tenso, eficiente e com muito, mas muito conteúdo, sendo uma porrada na cara da sociedade em vários aspectos. Um eficiente início de franquia, que deu passagem, e com folga, para a realização dos próximos filmes da série.
Produção: EUA, 2012.
Título original: The Hunger Games.
Direção: Gary Ross.
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland e Isabelle Fuhrman.
Distribuição: Paris Filmes.
Data de estréia: 23/03/2012.
Ação; Drama - 2h 24 min (144 minutos).
Classificação indicativa 14 anos.



Classificação indicativa 18 anos.
John Carter foi uma tentativa da Disney de fazer um 'novo Avatar'. Mas isso está longe de significar que o filme é uma cópia, até por que John Carter é baseado em uma famosa série de livros. Para isso, a Disney apostou seríssimo no filme e investiu pesados U$ 250 milhões para produzi-los, valor que que terá que fazer muita gente ir ao cinema para o estúdio não sair no prejuízo.
Classificação indicativa 12 anos.
Incêndios é um filme canadense que foi indicado ao Oscar 2011 por Melhor Filme Estrangeiro. Equivoco não ter ganho. É um filme que merece ser visto por todos, todos mesmo. A trama, que já começa de forma interessante, mostra dois irmãos gêmeos. Eles estão em um escritório com o advogado da mãe, esta que acaba de morrer. Eles recebem o testamento da mãe, e nele está dito que ela apenas será enterrada e ficará em paz depois que seus filhos achem o pai, que nunca conheceram, e depois que achem o irmão, o qual acabam de descobrir que existe pelo tal testamento.
