. No ano passado, quem conseguiu o destaque foi a ficção científica A Origem, que além de ser o mais premiado, levou o principal prêmio. Esse ano, é a vez de Cisne Negro. O suspense foi o que levou mais prêmios para casa, em 6 categorias, e uma delas a importante de Melhor Filme do ano. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 levou 11 indicações, mas conseguiu apenas 3 prêmios, igualmente á O Discurso do Rei, que também foi destaque em três categorias.
. Confira e de sua opinião!
MELHOR FILME > CISNE NEGRO.
'Um dos grandes suspenses psicológicos do cinema. Um filme totalmente provocante, envolvente, com uma história de tirar o fôlego. O espectador não desgruda os olhos da tela, em um filme que tudo age em perfeita sincronia. Todos, literalmente, acabam viajando pelos delírios da personagem Nina'.
MELHOR FILME NÃO-FALADO EM INGLÊS > INCÊNDIOS.
'Esse filme canadense foi uma das grandes surpresas de 2011. É literalmente um soco no estômago do espectador, com uma história totalmente surpreendente, pesada e emocionante. É impossível sair indiferente de uma sessão de Incêndios'.
MELHOR DIRETOR > DARREN ARONOFSKY por 'Cisne Negro'.
'Darren Aronofsky é um dos grandes motivos por Cisne Negro ser o filme que é. O diretor dirige, de forma única, os atores e a história do filme, dando um ritmo frenético aos acontecimentos em Cisne Negro. Tirando que os enquadramentos que realiza e os seus ângulos de filmagens são geniais, realizados de forma giratória e intensa, o que influencia o espectador a viver os delírios de Nina'.
MELHOR ATRIZ > NATALIE PORTMAN por 'Cisne Negro'.
'Natalie Portman entrega, em Cisne Negro, a melhor atuação de sua carreira. Ela tem a missão de interpretar uma personagem à beira da paranóia, e se entrega de corpo e alma para tal missão. O resultado é uma atuação espetacular, onde é altamente perceptível que Portman não mediu limites nem esforços. Um dos grandes motivos para se ver Cisne Negro'.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE > AMY ADAMS por 'O Vencedor'.
'O elenco de O Vencedor é fantástico, e Amy Adams é um desses atores. A atriz traz uma atuação inspirada e emocionante, interpretando muito bem a personagem durona e persistente. Ela é muito bem acompanhada pelas atuações de Mark Wahlberg, Christian Bale e Melissa Leo'.
MELHOR ATOR > ANDY SERKIS por 'Planeta dos Macacos: A Origem'.
'Em Planeta dos Macacos: A Origem, os macacos são construídos através de captura de movimentos de atores. Andy Serkis interpreta o marcante macaco César, a traz uma atuação digna de aplausos. Já interpretou muito bem Gollum em Senhor dos Anéis e King Kong, mas nesse novo projeto ele chegou ao nível mais alto de atuação, trazendo tanta vida e sentimentos para um macaco, sem falar uma única palavra. Não premiar o ator seria injusto'.
MELHOR ATOR COADJUVANTE > GEOFFREY RUSH por 'O Discurso do Rei'.
'Colin Firth não teria se saído tão bem em O Discurso do Rei se não tivesse Geoffrey Rush ao seu lado. O ator interpreta um personagem secundário, mas se sai muito bem, trazendo toda a bondade que o seu personagem tem em seu interior em um simples olhares'.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL > CISNE NEGRO.
'Não é a toa que Cisne Negro conseguiu ser o Melhor Filme de 2011. Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, Melhor Atriz, e realmente só faltava o roteiro, este que é absolutamente genial, extremamente bem escrito, com diálogos riquíssimos, trazendo cenas marcantes, intensas, surpreendentes. Uma história que já é fantástica, auxiliado por um roteiro de primeira'.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO > INCÊNDIOS.
'O roteiro de Incêndios é fantástico. Traz uma história, ao mesmo tempo, pesada e forte, mas ao mesmo tempo, extremamente bonita e emocionante. Consegue prender o espectador durante a projeção, com as várias reviravoltas da trama, tratando de vários assuntos, e principalmente fazendo uma pesada crítica à guerra'.
MELHOR ANIMAÇÃO > OPERAÇÃO PRESENTE.
'Operação Presente foi um dos grandes filmes de 2011. A animação recebeu pouco reconhecimento perto do que merecia. O espectador é convidado à entrar em um mundo extremamente divertido e fantasticamente criativo. O roteiro cria toda uma situação de Natal esplêndida, com personagens muito carismáticos e humor fino e inteligente, além das mensagens e do conteúdo que o filme possui. Um filme família perfeito'.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE > O DISCURSO DO REI.
'O Discurso do Rei pode ser um filme comum, mas com certeza ganha muita força pela beleza de sua produção. A Direção de Arte, sem dúvidas, é o maior atrativo. Netty Champman traz uma recriação da época que não poderia ser melhor. Os detalhes das ruas, das casas, a iluminação, o comportamento das pessoas da época são claramente visíveis, em suas melhores formas'.
MELHOR FOTOGRAFIA > A ÁRVORE DA VIDA.
'Quem já viu A Árvore da Vida sabe: o filme é um deslumbre visual. A parte técnica que mais chama a atenção é a fotografia. Estando presente em todos os minutos de filme, e melhor, em um trabalho muito bem-feito. Emmanuel Lubezki não mede recursos e esforços para trazer o visual que combina perfeitamente com o filme, além de usar disposições e tons de luzes em algumas cenas, que simplesmente enchem os olhos do espectador'.
MELHOR MAQUIAGEM > HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2.
'Como de praxe na série Harry Potter, a maquiagem sempre esteve em excelente forma. Não foi no último capítulo da série que ocorreu a exceção. A maquiagem de Voldemort continua fenomenal, assim como os duendes de Gringotes, que parecem extremamente reais'.
MELHOR FIGURINO > O DISCURSO DO REI.
'Como a Direção de Arte, o Figurino de O Discurso do Rei é riquíssimo, sendo extremamente fiel á época em que o filme se passa. A impressão é que o figurino foi emprestado pelos próprios Reis e Rainhas da Inglaterra, de tão luxuoso e bem-feito'.
MELHOR TRILHA SONORA > CISNE NEGRO.
'Clint Mansell usa trechos das músicas de O Lago dos Cisnes, acrescenta alguns elementos, que se encaixam perfeitamente no filme, e define a trilha sonora de Cisne Negro. O resultado é fantástico. A trilha sonora é tão intensa e marcante quanto o filme, utilizada em uma escolha inteligente de cenas'.
MELHOR SOM > MISSÃO IMPOSSÍVEL: PROTOCOLO FANTASMA.
'É altamente perceptível o cuidado que Missão Impossível 4 levou em questões sonoras. O som do filme é da melhor qualidade, e auxilia muito o espectador a embarcar nas cenas de ação, que já são fantásticas por si ser'.
MELHORES EFEITOS SONOROS > TRANSFORMERS: O LADO OCULTO DA LUA.
'Michael Bay usa e abusa de cenas frenéticas e empolgantes de ação em Transformers 3. Para isso, ele conta com uma baita ajuda de efeitos de som, que são distribuídos de maneira fantástica pelas caixas de som do cinema. O resultado são robôs se transformando freneticamente e explosões constantes, das quais o espectador tem a impressão de que está participando, graças ao envolvimento sonoro que o filme causa'.
MELHORES EFEITOS VISUAIS > HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2.
'A decisão foi acirrada entre Harry Potter e Planeta dos Macacos: A Origem. Mas o primeiro conseguiu se destacar. Os efeitos visuais no filme são extremamente empolgantes, da mais alta qualidade, hipnotizando o espectador com tantos feitiços e monstros que correm na tela'.
MELHOR MONTAGEM > OS AGENTES DO DESTINO.
MELHORES EFEITOS SONOROS > TRANSFORMERS: O LADO OCULTO DA LUA.
'Michael Bay usa e abusa de cenas frenéticas e empolgantes de ação em Transformers 3. Para isso, ele conta com uma baita ajuda de efeitos de som, que são distribuídos de maneira fantástica pelas caixas de som do cinema. O resultado são robôs se transformando freneticamente e explosões constantes, das quais o espectador tem a impressão de que está participando, graças ao envolvimento sonoro que o filme causa'.
MELHORES EFEITOS VISUAIS > HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2.
'A decisão foi acirrada entre Harry Potter e Planeta dos Macacos: A Origem. Mas o primeiro conseguiu se destacar. Os efeitos visuais no filme são extremamente empolgantes, da mais alta qualidade, hipnotizando o espectador com tantos feitiços e monstros que correm na tela'.
MELHOR MONTAGEM > OS AGENTES DO DESTINO.
'Nas últimas cenas do filme, entram em cena trabalhos de edição e de montagem fantásticos. Mas o trabalho de montagem é o que chama mais atenção. Personagens passam de um lugar do mundo para o outro com rapidez, e a ótima montagem sabe cuidar do serviço, mesclando cenários sem parecer nem um pouco falso. Bem ao contrário, parece muito real'.
MELHOR EDIÇÃO > CISNE NEGRO.
'As cenas mais intensas de Cisne Negro, em que a carga psicológica chega ao auge máximo, há excelentes trabalhos de edição, que tornam possível os devaneios de Nina serem tão reais e tão envolventes'.
MELHOR CANÇÃO > SWEET DREAMS (ARE MADE OF THIS) de 'Sucker Punch: Mundo Surreal'.
'Sim,a música Sweet Dreams é um clássico do Rock. Mas no filme Sucker Punch, ela ganhou uma versão diferente, cantada por Emily Browning, que ficou fantástica. A canção é usada na primeira cena de filme, e como todas as músicas do filme, complementa, de modo fantástico, o que está se passando na tela'.
MELHOR CONTINUAÇÃO > HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2.
'Foi o último filme de uma das maiores séries do cinema. E, sem dúvidas, não fez feio. David Yates trouxe um filme incrível, que consegue se igualar à nível de Senhor dos Anéis. Foi um término fantástico para a série no cinema, assim como foi nos livros'.
'Confira os indicados na página 'Indicados ao Prêmio Melhores do Ano 2012, na sessão 'notícias'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário