Marcadores

segunda-feira, 12 de março de 2012

Crítica e ficha - John Carter: Entre Dois Mundos

 Regular.

John Carter: Entre Dois Mundos : poster John Carter foi uma tentativa da Disney de fazer um 'novo Avatar'. Mas isso está longe de significar que o filme é uma cópia, até por que John Carter é baseado em uma famosa série de livros. Para isso, a Disney apostou seríssimo no filme e investiu pesados U$ 250 milhões para produzi-los, valor que que terá que fazer muita gente ir ao cinema para o estúdio não sair no prejuízo.

 . A história é de John Carter, que chegou a participar do exército americano, mas acabou sendo fichado como criminoso. Após um estranho acontecimento em uma caverna cheia de ouro, ele é abduzido para Marte, chamado de Barsoom pelos habitantes. Lá, ele se vê envolvido em uma guerra entre as 'tribos' do planeta. Ele acaba se envolvendo mais seriamente com criaturas gigantes e verdes chamadas Tharks e com outros humanos, que habitam a tribo de Helium.

 . John Carter é um espetáculo visual para os olhos. O alto investimento é perceptível com o visual requintado do filme, principalmente com efeitos visuais cheios de detalhes, realistas e muito bem-feitos. A realização das criaturas Thars chegam quase a perfeição dos Na'vi de Avatar (são, fisicamente, muito parecidos também). Vale destaque também para o cachorro marciano, visualmente perfeito e que é um dos únicos personagens que realmente ganha a simpatia do público.

 . Mas o maior problema é que o filme tem um roteiro defeituoso. A história é mal explicada, mal explorada. O espectador não entende quase nada do que está se desenrolando na tela, c;om vários acontecimentos sendo praticamente atropelados pelas cenas de ação. Aí entra aquela assunto: não tem como se divertir com um filme que você não consegue entender praticamente nada do que está acontecendo. O filme também é fraco ao criar seus personagens. Existem boas atuações, e principalmente boa química entre Taylor Kitsch e Lynn Collins, mas ainda sim não chega a salvar os personagens mal aprofundados pelo roteiro.

 . Não foi dessa vez que a Disney conseguiu trazer um filme de aventura memorável, como Piratas do Caribe. Um filme insosso, confuso e mal explicado, que é um espetáculo visual fantástico e de qualidade, mas nada a mais.

FICHA.
Título original: John Carter.
Produção: EUA, 2012.
Direção: Andrew Stanton.
Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Willem Dafoe, Dominic West e Mark Strong.
Distribuição: Walt Disney.
Data de estréia: 09/03/2012.
Aventura; Ficção científica - 2h 15 min (135 minutos).
 Classificação indicativa 12 anos.

Um comentário:

  1. Ótima crítica! Você leu minha mente a respeito deste filme! Parabéns! Continue assim, que vai longe.

    ResponderExcluir