Marcadores

sábado, 14 de abril de 2012

Crítica e Ficha - Titanic 3D

 Excelente.

Titanic 3D Titanic é um dos maiores filmes do cinema. Mesmo quem não gosta do filme, não pode negar: o número de pessoas que gostam do filme é gigantesco e conseguir ser a maior bilheteria da história do cinema durante 12 anos prova que o sucesso é grande. James Cameron, como quase sempre faz em seus filmes (inclusive com Avatar, que em 2010 conseguiu o posto de maior bilheteria do cinema, tirando a posição de Titanic), transforma uma história aparentemente simples em algo espetacular. Como todos sabem, a trama de Titanic não guarda nenhum segredo. É uma relação amorosa gigantesca entre duas pessoas a bordo do grande navio que afundou há extamente 100 anos atrás (14 de abril de 1912).

 Contudo, Cameron cria mundos fantásticos. Em Titanic, ele usa a personagem principal do filme já idosa, que decide contar para um grupo de pesquisadores o que aconteceu em sua viagem no Titanic. A partir daí, o filme consegue criar personagens tão carismáticos, tão bem aprofundados, que é impossível não sentir afeto, por exemplo, pela triste situação que Rose se encontra, e não sentir a felicidade que ela se vê em suas fulgas e festas da 3a classe com Jack, quem, como ela mesma diz, salva ela de todas as maneiras que alguém pode salvar uma pessoa.

 Depois de uma série de ótimas cenas de romance (a melação rola no ar, é verdade, mas eu passo longe de sentir tédio ou de achar tudo piegas), o navio começa a afundar, onde Cameron aposta no suspense e na ação, e consegue. A tensão atinge seu auge máximo, com cenas em que o espectador se contorce torcendo pelos personagens, graças, é claro, as ótimas situações, atuações e roteiro que o filme tem. Mesmo depois de 15 anos de seu lançamento, os efeitos visuais ainda não parecem antiquados e falsos, assim como a trilha sonora (fantástica), a fotografia, a direção de arte, etc... O filme absolutamente não envelhece, e as cenas do Titanic afundando ainda impressionam pelo apuro técnico. Não é a toa que o filme venceu 11 Oscars.

 . Quanto ao 3D, vale a pena o preço do ingresso. Provavelmente por o filme não ter sido filmado pensado no 3D, os efeitos não são tão abussivos, e não fazem tanta diferença como Cameron fez em Avatar. Mas a tridimensionalidade, na maioria das cenas, ajuda o espectador a se envolver mais ainda com a história, em um filme que já é extremamente envolvente. Vale destaque para a cena em que Rose e Jack vão para a festa da 3a classe (os efeitos 3D se destacam, e o espectador quase se sente dentro da festa) e para algumas cenas em que o navio está em seus últimos momentos. Justamente nas cenas mais tensas do filme o 3D ajuda o espectador a ficar mais tenso ainda.

 Em resumo, Titanic 3D não é só um relançamento em busca apenas de dinheiro. Claro, há a intenção de arrcadar mais, mas conhecendo James Cameron, todos sabiam que um bom trabalho seria feito, e foi. Os efeitos 3D são bons. Mas mesmo que não fossem, ver (para quem não teve oportunidade) ou rever Titanic no cinema não tem preço. É um filme envolvente, fantástico, que traz algumas das cenas mais bonitas do cinema, uma das histórias mais emocionantes e que não envelhece. É absolutamente e completamente um exemplo de como contar uma história, uma prova de que não são necessárias idéias geniais para se fazer cinema de verdade. Tudo, absolutamente tudo, funciona em Titanic. É um filme que não envelhece, que o espectador pode ver 10 vezes e não cansa, que tem três horas e 15 minutos de duração que passam voando, e que promete não se desgastar com o tempo, pois, mesmo após 15 anos de seu lançamento, ainda é um filme que ganha seu lugar na memória de muita gente.

Título original: Titanic.
Produção: EUA, 1997.
Direção: James Cameron.
Elenco: Kate Winslet, Leonardo di Caprio, Kathy Bates, Billy Zane e Francis Fisher.
Data de estréia: Outubro de 1997 - Relançamento 3D: 13\04\2012.
Romance; Drama - 3h 14 min (194 minutos).
 Classificação indicativa 12 anos.

  
  

Um comentário:

  1. Muito bom! O 3D consegue deixar o filme ainda mais emocionante.

    ResponderExcluir