Marcadores

domingo, 2 de outubro de 2011

Crítica - Cisne Negro.

Avaliação:  Excelente.

 . Cisne Negro é um daqueles filmes que se passaria bem depercebido se não fosse pelos números de indicações e prêmios que está recebendo. No Oscar, o filme foi pouco reconhecido e não recebeu indicações que merecia como Efeitos Visuais, Edição, Direção de Arte, etc… Sorte que no BAFTA, prêmio britânico de cinema, anual como Oscar, o filme recebeu um bom número de indicações, e justamente, todos os seus pontos fortes foram reconhecidos na premiação. Porém, a verdade é que o filme merecia ganhar o Oscar de Melhor Filme. A Rede Social, que além de ser ótimo, tem grandes chances de ganhar. Porém, o filme do Facebook perto de Cisne Negro é um filme sem gosto, comum e sem emoções.



. Nina é uma bailarina perfeccionista que ainda vive com a sua mãe. Ela consegue, depois de muito desejar, o papel principal em uma nova peça, que conta a história do Lago dos Cisnes. Porém, ao mesmo tempo em que ela começa a participar dos ensaios, começa a perceber estranhos ematomas e arranhões em seu corpo e começa a ver e sentir coisas.
. Cisne Negro pode ser considerado uma obra-de-arte. Que fique avisado que é um filme para quem está com vontade de ver cinema de verdade. Não é um longa fácil em todos os sentidos. Não é fácil de entender, não é fácil de engolir e muito menos fácil de se ver. A vida de Nina é uma, por parte, representação da peça do Lago dos Cisnes. A menina ingênua que sempre foi (cisne branco) começa a ter uma outra personalidade vulgar, perversa, invejosa e até violenta (cisne negro). Sem mais palavras para não estragar a surpresa. Cabe a você entender o filme, que como eu já disse, não é nem um pouco fácil.
. As atuações realmente são espetaculares. De princípio, o grande destaque é Natalie Portman. Merecida de todo o reconhecimento que está tendo, a atriz é capaz de emocionar, assustar, e representar excelentemente bem duas pessoas: a ingênua menina, com uma vida sofrida: algumas cenas o espectador chega a sentir muita pena da personagem. E quando a sua outra personalidade aparece, chega a dar medo, assustar. Vai destaque também para Mila Kunir e Barbara Hershey, coadjuvantes que também dão um show.


. A direção de Darren Aronofsky é genial. O diretor usa lances e angulos de filmagem que simplesmente jogam todos para dentro do filme, principalmente nas cenas de dança. Ele também consegue imprimir, com seu jeito de filmar, todas as emoções de Nine. Fato que também é auxiliado pelo inteligente e único roteiro.
. Se você espera um filme muito bom, se prepare para ver um dos melhores filmes que você vê em anos. Cisne Negro se difere de muitos desses indicados ao Oscar por não tentar ser certinho. O Discurso do Rei, predileto juntamente à Rede Social, peca por querer sempre ser certinho, tudo redondinho para justamente atrair prêmios como o Oscar (pelo menos pelo trecho que eu vi). Cisne Negro já não tem limites, tem cenas pôlemicas e fortes, e não têm medo de trazer metáforas e um enredo geniais. É extremamente emocionante quando quer ser emocionante. É extremamente profundo quando quer ser profundo. É extremamente assustador quando quer ser assustador. É extremamente sensual quando quer ser sensual. Ainda temos direito à um final de dar arrepios. Extremamente genial e fora de série. Cisne Negro é daqueles filmes que ficam marcados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário