Marcadores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crítica - A Invenção de Hugo Cabret.

 Muito Bom/Excelente.

 Martin Scorsese é um dos diretores mais prestigiados, premiados e conceituados do cinema. Os seus filmes mais marcantes normalmente são filmes que tratam de máfia. Tanto que ele é diretor de dois grandes filmes do assunto: Os Bons Companheiros e Os Infiltrados. Contudo, o diretor sentiu vontade que suas filhas, ainda crianças, pudessem ver um de seus filmes. Foi aí que ele decidiu fazer A Invenção de Hugo Cabret, um dos filmes preferidos do Oscar 2012 e, sem dúvidas, o melhor filme de 2012 até agora.

 . Hugo é um garoto que vive em uma estação de trem de Paris, no século XX. Ele vive sozinho, e tem como companhia apenas um boneco de metal, que foi descoberto por seu pai, mas antes que eles conseguissem desvendar o que aquele boneco fazia, o pai de Hugo faleceu. O garoto tem como principal objetivo conseguir fazer o boneco funcionar, e desse modo, irá se envolver com um velho comerciante da estação que tem uma história bastante importante e marcante.

 . Em primeiro lugar, a história de A Invenção de Hugo Cabret é muito, mas muito bonita. Martin Scorsese irá conseguir conquistar cada um que é apaixonado por cinema. O diretor faz uma gigantesca e devotada declaração de amor pelo cinema. Em várias cenas, há personagens que são apaixonados por cinema e o descrevem como uma magia, como uma viagem por um mundo fantástico. Aproveitando a onda, o diretor faz uma declaração ainda mais escancarada a um grande fênomeno do cinema: George Méliés. O espectador, simplesmente, se apaixona pelo homem e fica fascinado pelo que ele faz em uma época em que o cinema estava ainda começando. É simplesmente emocionante a história de Méliés, e ainda mais emocionante o jeito que Scorsese conta essa história. Infelizmente, para quem não sabe, Méliés fez coisas que poderiam revolucionar o cinema., mas acabou morrendo esquecido e pobre.

 . Além disso, o filme tem um visual deslumbrante. A direção de arte é de ponta, a fotografia é belíssima, a trilha sonora é competente, os efeitos visuais, mesmo que não muito presentes, são muito bons quando aparecem na tela. Não é a toa que o filme tem 11 indicações ao Oscar. Tudo isso ainda é auxiliado pelo excelente 3D. Esqueça aqueles filmes que te fazem de trouxa, fazendo você pagar mais caro no ingresso e a experiência ser a mesma que o 2D. Hugo Cabret é um filme para ser visto em 3D. Não é a toa que Scorsese está apaixonado pela tecnologia. Aqui, ela realmente ajuda o espectador a viajar mais ainda para a história.

 . Apenas vejo um problema em A Invenção de Hugo Cabret: o roteiro, perto de tantas qualidades no filme, é uma das grandes falhas. Há algumas passagens desnecessárias, algumas cenas um pouco soltas, e algumas até meio infantis demais, o que faz com que o filme perca o ritmo em algumas partes. Mas ainda sim, está longe de estragar o fantástico filme que é A Invenção de Hugo Cabret. Um filme divertido, bem-feito e extremamente emocionante e cativante para todas as idades, para qualquer um. Mas principalmente marcante para quem  ama cinema e vê essa paixão sendo relatada da melhor forma possível por um homem apaixonado por cinema e que cada vez mais, fica marcado na história do cinema: Martin Scorsese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário