Marcadores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Crítica - Operação Presente.

 Muito Bom / Excelente.

 Com tantos e tantos filmes de Natal que já vieram ao cinema, Operação Presente tem uma difícil tarefa: se tornar um destaque entre todos esses outros filmes. Felizmente, a nova amiação da Aardman (estúdio que não fazia uma animação há 5 anos, desde Por Água Abaixo) é daquelas que você sai da sessão sabendo que cada centavo do ingresso valeu a pena. O filme é uma das melhores animações do ano e com certeza um dos melhores filmes de Natal já feitos.

 . No começo, o filme traz uma explicação de como é todo o esquema do Papai Noel e como ele faz para entregar os presentes de todas as crianças de todo mundo em uma só noite. Para isso, o filme cria um mundo espetacular: Papai Noel possui uma nave espacial gigante e super tecnológica (clara e deliciosa referência à Star Trek), que perambula pelo mundo a 200.000 Km/h, onde os duendes descem nas ruas e através de complexos, organizadíssimos e controladíssimos sistemas de operação, entregam os presentes às crianças. Esse sistema criado é genial, realista e muito bem-humorado.Será difícil a criançada não se encantar por esse mundo criado no filme e não acreditar em Papai Noel, nem que seja por alguns instantes.

 . Nesse mesmo contexto, Arthur é um dos filhos do Papai Noel. Ele é atrapalhão e, por isso, cuida das cartas que as crianças mandam para o Papai Noel, respondendo todas. Desse modo, ele acaba criando uma simpatia gigantesca com todas as crianças ao redor do mundo. Contudo, após uma supostamente eficiente entrega de presentes, Arthur descobre que um presente não foi entregue. Como ele parece ser um dos únicos que ainda se importa com o espírito do Natal, decide, junto com seu avó e um elfo, entregar o presente à menina. Para isso, eles usam o antigo trenó de Natal, levado por renas.

 . A história, o mundo e todas as situações criadas no filme são totalmente criativos, fascinantes, divertidos. A história, que já tem uma idéia fantástica, flui de maneira tão descontraída e divertida na tela, que o espectador se deixa levar pelo filme e por todo o sagaz universo que está se passando na tela. Obviamente, isso tudo são apenas consequências de um excelente roteiro, que traz personagens aprofundados e carismáticos, humor inteligente e idéia principal muito bem desenvolvida.

 . Mas o que realmente á fantástico em Operação Presente é o conteúdo que o filme carrega. A animação traz claras e brilhantes críticas à sociedade que vivemos hoje em dia. Cada vez mais, as pessoas ficam mais presas à tecnologia, cada vez mais o dia-a-dia é estressante, corrido. Ninguém se diverte, ninguém sabe rir, ninguém relaxa e, principalmente, quase ninguém mais, como consequência desse modo de viver, sabe ter espírito de Natal. Desse modo, o filme traz uma fantástica mensagem de 'avanços científicos são muito bem-vindos, contanto que eles não deixem alguns costumes do passado se apagarem e com que eles não mudem as pessoas para pior'. Ainda temos incríveis mensagens como não desista e tente até o fim, mensagens sobre família, trabalho em grupo, etc... Mas a maior força que Operação Presente tem é trazer uma forte crítica à sociedade moderna. Até bastante complexa para estar em um desenho animado.

 . A Aardman volta com louvor para o cinema e traz mais uma animação que merece ter muito reconhecimento. Divertida, inteligente, extremamente criativa, com um humor fino e engraçado, roteiro da mais alta qualidade e com muito, mas muito conteúdo e muitas mensagens para lá de bacanas. Esse sim merece o reconhecimento de uma das melhores animações já feitas. O espírito de Natal está de volta para todos, nem que seja por pouco mais de uma hora e meia de pura viagem por um mundo fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário