Marcadores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Crítica - 11-11-11

 Ruim.

 O diretor Darren Lynn Bousman tem no currículo a direção dos torture-porn Jogos Mortais 2, 3 e 4. É inegável que o diretor fez um bom trabalho em Jogos Mortais 2, mas fez o nível da série caiu muito no terceiro filme, e depois caiu mais ainda no quarto filme. Agora, ele traz um novo filme: 11-11-11. Já é irritante o fato de o filme ser mais um que se aproveita dessas cansativas brincadeiras de fim de mundo em uma data específica. Contudo, mais irritante ainda é o resultado final. Bousman simplesmente acaba de manchar, e manchar feio, seu currículo com 11-11-11.

 . A história é do autor Joseph Crowne, que perdeu a esposa e o filho em um incêndio. Desde então, ele perdeu a fé em Deus e vive infeliz (mais clichê impossível, mas vamos lá). Depois que ele recebe um telefonema do seu irmão, falando que seu pai está quase morrendo, ele vai para Barcelona, onde eles vivem. O problema é que ele não consegue se dar bem com sua família, o que causa um problema de aproximação entre eles. Porém, Joseph começa a se aproximar de seu irmão quando diz para ele que tem visto o número 11 demais ultimamente.

 . É evidente que 11-11-11 serve como um simples caça-níquel para chamar a atenção do público a essa suposta data apocalíptica, e não foi dessa vez que Bousman acertou. O roteiro, que também foi comandado por Bousman, transforma o filme em um terror chato, cansativo, cheio de furos, defeitos, crateras, e entupido de clichês. Por favor, essa história de pai de família que perdeu a mulher e o filho e automaticamente perdeu a fé em Deus já foi usada tanto, mas tanto, mas tanto, que até os menos exigentes já se cansaram dessa desculpinha.

 . A produção, de acordo com o orçamento do filme, é de extremo mal-gosto. Se pelo menos a fotografia apagada e escura serve para dar um clima tenso e obscuro para o filme, o resto é desastroso. A trilha sonora é digna de novela mexicana, a maquiagem é ridícula, quando é usada na cara de alguns personagens quando o filme tenta assustar alguém. Os tais monstros, que aparecem no final do filme, arrancam risadas, ou não, gargalhadas do espectador. Eu chego a ficar mais assustador se comprar uma fantasia na loja da esquina e sair correndo que nem um retardado por aí. O resultado é uma cena final que tenta assustar mas soa muito ridícula mesmo.

 . E para quem consegue ter a paciência de acompanhar o filme até o final, automaticamente se decepciona. Apesar de Bousman trazer uma pequena surpresa, e que até pode soar interessante, a tal revelação final não cobre metade dos mistérios que o filme deixou pelo caminho, e automaticamente não faz o mínimo sentido com alguns acontecimentos que são jogados pela uma hora e meia de projeção. Tiveram alguns filmes de terror bons esses anos, não dá para negar, mas 11-11-11 entra para um dos piores filmes de terror dos últimos anos. Vaga quase garantida no Framboesa de Ouro 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário