Marcadores

sábado, 5 de novembro de 2011

Crítica - Sucker Punch: Mundo Surreal.

 Muito Bom / Excelente.

 Algumas críticas disseram o seguinte: ação e efeitos demais, para conteúdo de menos. Contudo, muitas pessoas, como eu, tiveram a impressão que os mesmos críticos não foram capazes de entender metade do que Zack Snyder trouxe em Sucker Punch. Baseando-se em outros filmes do diretor, como 300 e Watchmen, certas características do filme já eram esperadas: ação frenética, cores vivas, efeitos visuais magníficos, e história um tanto viajada. Contudo, em entrevista, Snyder disse que deixaria sua mente rolar solta em seu próximo projeto. O resultado é Sucker Punch.

 . A história é da jovem e bela Babydoll. Depois de sofrer alguns bucados pelo padastro abusivo, ela vai parar em um hospício, onde, na verdade, o dono decide lucrar com as jovem que vão pra lá. Ou seja: o hospício, na verdade, é uma fachada para um prostíbulo, onde as jovens são obrigadas a venderem seus corpos. Nessa terrível realidade, Babydoll acaba criando uma realidade alternativa em sua mente, onde ela descobre que precisa de cinco objetos para ter sua liberdade. Logo, ela pede para suas colegas do prostíbulo para que ajudem-na na jornada.

 . Pois é, Sucker Punch, de jeito nenhum, é um filme para se ver de mente fechada. Muito ao contrário, é necessário abrir muito a mente para ver o filme. Zack Snyder não tem medo do fantasioso, do impossível, do viajado e do surreal no filme. Para se ter idéia, em uma das cenas, Babydoll e suas amigas vão parar em um castelo medieval, onde precisam pegar o fogo sagrado da garganta de um dragão bebê (que é um dos objetos necessários para a desejada liberdade), ao mesmo tempo em que precisar lutar contra trolls e monstros. Essas 'piradas' cenas de ação contam com efeitos visuais fantásticos e de cair o queixo. É impossível não se deixar levar pela aventuras de personagens quando cenários estonteantes, coloridos e perfeitos são postos na tela.

 . Infelizmente, muita gente não conseguiu enxergar através disso: ação e cenas de ação frenéticas. Felizmente, essas cenas são apenas as partes em que Snyder fez o que sempre quis: por na tela tudo o que se passa pela sua mente. Quando partimos na história, Snyder traz uma profundidade incrível, onde ele explora a mente humana de um jeito fantástico. A personagem Babydoll, de tão cansada das tragédias que a cercam, decide criar um mundo imaginário, onde ela é uma heroína, do que viver a medíocre e sofrida realidade que é obrigada a viver. Este é apenas um ponto que Snyder opta por aprofundar. Sucker Punch é um filme que traz o drama de várias personagens com louvor, e explora o sentimentos e sofrimentos do ser humano. Nesse contexto, o filme é nitidamente um drama, mas disfarçado com uma ação de primeira linha.

 . Nas partes técnicas, temos pontos extremamente notáveis, como os já citados efeitos visuais. Contudo, realmente destaque vai para a fantástica e fora de série trilha sonora. Para se ter idéia, na primeira sequência do filme (aproximadamente 10 minutos), Snyder não põe uma fala se quer, conta toda a história de Babydoll antes de ir para o hospício e isso tudo apenas com uma versão mais moderna de 'Sweet Dreams (Are Made of This)', que traz todo um complemento para a cena. E isso continua durante todo o filme. Todas as músicas que tocam durante o filme completam, magistralmente, as cenas e o a história do filme em si.

 . Cansado de ouvir elogios de Sucker Punch? Calma, o filme tem uma falha. Infelizmente, essas frenéticas cenas de ação que Snyder traz começam a cansar lá pelo terceiro ato do filme. Começa a se tornar tudo o mesmo, e uma hora realmente cansa. Contudo, Snyder sabe reverter a situação e põe alguns conflitos ali e outros ali, que dão um empurrão no filme e as cenas ficam mais interessantes. Mais para o final, o filme traz uma revelação final que, apesar de soar um tanto clichê e piegas, acaba trazendo mais profundidade para o filme e completa mais ainda a história, a qual acaba se tornando uma bacana mensagem de amizade e esperança. Abra sua mente e veja Sucker Punch. Um dos melhores filmes de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário