



Bom.
O cinema nacional já tentou, e mais de uma vez, expandir o gênero. Vários filmes já tentaram se igualar aos filmes de ação americanos, e quase todas as vezes o resultado foi fracasso. O único que se safou foi Tropa de Elite 2, de 2010, que mesmo assim posuia poucas cenas de ação e rápidas. Eis que surge, no começo de 2012, 2 Coelhos. O trailer do filme gerou uma expectativa por mostrar efeitos visuais acima da média e cenas frenéticas de ação e tiroteio. Prometido e feito. O filme consegue se igualar a muitos filmes de ação americanos, com um roteiro bem-feito, muita correria, e ainda sim, um filme genuinamente brasileiro.. A história é totalmente complexa e vai se desenrolando durante todos os 108 minutos de filme. O melhor resumo que se pode fazer é que o personagem principal é Edgar, um homem paulistano que decide criar um mirabolante plano para ganhar dinheiro: roubar 2 milhões de dólares destinados à um político corrupto. Dinheiro, esse, que irá pagar os serviços que o mesmo político irá fazer para um grande criminoso de São Paulo.
. O resultado é agradável, e ao final da sessão, o espectador sai animado. Sai animado por ver que, após muitas tentativas, o cinema nacional finalmente conseguiu fazer um filme diferente dos que normalmente faz (quase sempre ou é comédia ou é drama). O filme tem um roteiro bem amarrado, e uma trama extremamente enigmática e divertida. O espectador vai acompanhando os planos do personagem principal passo a passo, desde as apresentações de cada personagem até as reviravoltas mais surpreendentes, que se estendem durante todo o filme, até os últimos segundos. O resultado é uma trama que segura o espectador na cadeira e faça com que o mesmo torça, segundo por segundo, pelos protagonistas.
. Infelizmente, o filme não sei totalmente ileso. O roteiro é bom, sem dúvidas, mas ainda há algumas falhas. Algumas cenas, ou passagens, são totalmente desnecessárias, como os devaneios que a personagem Júlia tem em algumas cenas durante o filme, onde ela vai para um mundo em que ela tem que lutar com personagens animados. Nada disso é explicado, e o pior é que parece uma cópia barata de Sucker Punch. Seria bom também um pouco mais de cuidado com a explicação da trama. A história do filme é complexa, entupida de informações e de personagens (muitos bem aprofundados, falando nisso). Desse modo, o filme teria que tomar cuidado ao apresentar todos os fatos da trama, mas não é o que acontece. As informações são jogadas para o espectador, e a história vai se desenrolando. Desse modo, é importante prestar atenção ao filme, e ainda sim decorar nomes de personagens e etc... Mas calma, não que é impossível entender o filme. Apenas grude os olhos na tela.
. Os atores, trazem atuações boas. Talvez um pouco mais de audácia poderia trazer mais impacto, por exemplo, para um personagem como o de Caco Ciocler. Mas ainda sim, as atuações estão longe de ser decepcionantes. 2 Coelhos é uma nova surpresa no cinema nacional. Com uma história divertida, ágil, bem-feita e com cenas de ação frenéticas. Ah, e não posso esquecer da crítica que o filme faz ao nosso país. Tudo bem que muitos filmes brasileiros já fizeram críticas aos problemas brasileiros, mas 2 Coelhos traz uma cena que merece aplausos: bandidos atirando em bandidos no meio da favela, e a filmagem dá uma desviada rápida para uma parede, onde está a bandeira do Brasil pendurada, e há um close no escrito: Ordem e Progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário